
Está a sonhar com aquela viagem incrível, a pensar trocar de carro ou até mesmo mobilar a sua casa de sonho, mas não quer mexer nas suas poupanças. O que pode fazer? Pedir um Crédito Pessoal! Parece complicado? Nós ajudamos!
O que é um Crédito?
Um crédito é uma quantia de dinheiro que uma instituição financeira, como um banco ou entidade especializada e certificada pelo Banco de Portugal (por exemplo, o Banco Credibom), empresta ao consumidor. O processo de solicitação é simples, rápido e seguro. A entidade avalia cuidadosamente o seu perfil financeiro, levando em consideração o montante e o prazo do crédito solicitado. Após a aprovação, receberá um contrato de crédito e a Ficha de Informação Normalizada (FIN) para leitura e assinatura. Sendo este processo digital, o valor solicitado estará disponível na sua conta, no máximo até 48 horas."
Tipos de Crédito
Existem vários tipos de crédito, mas o mais comum e fácil de entender é o crédito pessoal. Este tipo de crédito é o mais utilizado quando precisa de algum dinheiro para. situações específicas, como comprar algo urgente ou para emergências.
Outros tipos de crédito incluem:
- Crédito automóvel: Específico para comprar um carro.
- Crédito habitação: Para comprar uma casa.
Como funciona?
1. Peça o seu crédito: Primeiro escolha a entidade (pode ser um banco ou uma entidade financeira certificada. Terá de preencher um formulário com os teus dados e fazer a simulação, disponível no site da instituição.
2. Análise do banco: O banco irá considerar se é elegível para um empréstimo. Analisando o seu rendimento, se tem outros créditos em seu nome e o seu histórico de pagamentos (se já falhou pagamentos no passado, por exemplo).
3. Juros e prazos: Se o crédito for aprovado, o banco ou a entidade financeira certificada irá dizer quanto vai pagar de juros. Os juros são a percentagem que tem de pagar pelo empréstimo. Também vai combinar o prazo de pagamento, ou seja, em quantos meses ou anos vai devolver o dinheiro.
4. Prestações mensais: Todos os meses amortiza uma parte do valor de capital juros e imposto aplicáveis. Certifique-se, de que o valor da prestação mensal é algo que consegue pagar sem complicações e que está ajustado ao seu orçamento familiar.
O que deve ter em conta para o pedido do seu Crédito?
Juros: É importante perceber a TAN (Taxa Anual Nominal) e a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global). A TAEG inclui todos os custos associados ao crédito, como comissões e seguros. Quanto mais alta for a TAEG, mais alto o valor que paga no final.
Comissões: Algumas entidades cobram comissões pelo processo de aprovação do crédito. Certifique-se de que entende todos os custos antes de assinar o contrato de crédito.
Seguros: Deve equacionar o tipo de seguro de acordo com a sua idade, atividade profissional, pois o seguro permite que fique descansado perante imprevistos.
Pagar mais cedo: Se tiver algum dinheiro extra e quiser pagar o crédito mais rápido, verifique se há custos de amortização ou liquidação antecipada.
Algumas dicas finais, para ficar um especialista quando pedir o seu próximo Crédito:
- O montante e prazo do seu pedido de crédito, deve estar sempre ajustado ao seu orçamento familiar.
- Faça contas! Verifique quanto vai pagar no final e se isso faz sentido para si.
- Compare sempre várias ofertas de crédito antes de se comprometer com uma.
- Opte sempre por entidades credíveis, bancos ou entidades especializadas na concessão de crédito ao consumo, pois são reguladas pelo Banco de Portugal.
- O Credibom é uma entidade regulada pelo Banco de Portugal, com créditos transparentes e simplificados. Simule já o seu!